© 2018 by João Alberto Gonçalves Salvador. 

Notas sobre suicídio.

2 Jul 2018

 

O suicídio demonstra que na vida existem males maiores do que a morte.

(Francesco Orestano - Escritor Italiano).

 

 

Este post foi motivado pela imagem acima e tem como objetivo falar de maneira breve sobre suicídio. um problema de saúde pública que, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, tem matado, uma pessoa a cada 40 segundos no mundo, cerca de 1 milhão de pessoas (dados de 2012). No Brasil, 24 pessoas cometem suicídio o que coloca o país entre os dez países que registram mais casos de suicídio.

O suicídio não é somente o fim, trata-se da concretização da morte em vida de uma existência percebida sem sentido. É a precocidade do inevitável, onde a morte literal atropela o simbolismo da dor que na realidade se deseja matar.

O tabu acerca do assunto, por conta de dogmas religiosos, fatores culturais ou mesmo falta de conhecimento, só dificulta uma rede de apoio eficaz no sentido de minimizar, ou mesmo, evitar tal desfecho para as dores da alma. Na verdade, esse post trata-se de um convite a reflexão sobre o suicídio e suas implicações psico sociais.

Nota: Com o intuito de prevenir o suicídio, a partir das primeiras horas do dia 01 de julho de 2018, o telefone 188 do CVV: Centro de valorização à vida, passou a valer para todo o Brasil para apoio de quem precisa conversar quando pensar em cometer suicídio.

Deixem seus comentários.

 

Um abraço a todos!

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts

29 Jun 2018

Please reload

Please reload

Arquivo do Blog